O Tarancón foi o primeiro grupo brasileiro a pesquisar e a divulgar a música feita em todos os países da América Latina. Unindo instrumentos originados nos Andes como a quena (flauta de pã), a zamponha (flauta de bambu), a tarka (flauta no formato de totens), o bombo leguero (bumbo de pele de ovelha), o chalango (bandolim feito com casco de tatu), ao violão e baixo elétrico, o grupo consegue fazer uma síntese entre os sons do folclore e do cancioneiro latino-americano.
Os primeiros ensaios do Tarancón aconteceram no ano de 1972. Logo caíram no gosto dos estudantes e passaram a se apresentar em faculdades, centros acadêmicos e universidades. O repertório por canções folclóricas e de protesto. Executavam músicas de autores como os chilenos Violea Parra e Victor Jara, os cubanos Pablo Milanes e Silvio Rodrigues, o argentino Atahualpa Yupanqui e os brasileiros Milton Nascimento e Geraldo Vandré.
O grupo fez mais de três mil apresentações. Dividiu shows com Mercedes Sosa, Milton Nascimento, Chico Buarque, Almir Sater, MPB 4, Angel Parra, Marlui Miranda e outros. Em sua carreira destaca-se a participação do Festival dos Festivais da TV Globo em 1985 com a música Mira Ira - de Lula Barbosa e Vanderlei de Castro e defendida em conjunto com Lula, Miriam Mirah e Placa Luminosa - que venceu os prêmios de melhor arranjo e segundo lugar geral. Representaram a América Latina no Festival de Asilah no Marrocos em 1987.
O Tarancón lançou nove discos: Gracias a La Vida (1976), Lo único que Tengo (1978), Rever Minha Terra (1979), Bom Dia (1981), Ao vivo (1982), Amazona Vingadora (1985), Terra Canabis (1986), Mama Hue (1988) e Vuelvo para Vivir (1997). O disco mais recente, Vuelvo para Vivir, comemora 25 anos do grupo. É o primeiro disco da formação atual. Seu repertório tem regravações como Canción y Huayno (de Mauro Nuñes), canções de compositores latino-americanos como Jo vengo crescer mi corazon do argentino Fito Paes e músicas instrumentais como Jaros (Emílio de Angeles).
Tarancón era o nome de uma mina de carvão na Espanha que desabou ocasionando a morte de muitos trabalhadores (essa história é contada na música En la mina el tarancón).
ARMAZÉM MINEIRO / EMBU DAS ARTES
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